terça-feira, 8 de junho de 2010

Ressaca na Armação do Pântano do Sul

A praia da Armação do pântano do Sul,localizada em Florianópolis,Santa Catarina, tradicional colônia de pescadores, durante vários verões foi ponto de encontro de amigos,local para um bom banho de mar,para surfar,se divertir,enfim,curtir a vida.Admirada pelas suas belezas naturais, o farol, e o comércio local, a praia da Armação atraí todos os anos, turistas de todos os cantos do mundo.


Mas como uma praia tão bela, pode estar sofrendo com as ressacas e sendo visitada por curiosos (as), para acompanharem os estragos feitos na orla, no mar e nas construções costeiras?

Desde o mês de Maio, as ressacas que atingiam a praia não traziam riscos visíveis aos moradores.Mas na semana passada, a ressaca destruiu casa, estabelecimentos comerciais, e deixou a população ribeirinha em alerta.

A maior preocupação é a salinização da Lagoa do Peri, responsável pelo abastecimento de água á 113 mil habitantes,que poderá ter suas águas salgadas se medidas imediatas não forem tomadas.Se a água da Lagoa salgar,a distribuição de água será interrompida á milhares de moradores de Floripa.

Na tentativa de conter o mar, estão sendo colocadas rochas enormes,todos os dias, com ajuda de caminhões e escavadeiras, que entram e saem por meio de um quintal, que era aberto para a praia.

O mato que estava atrás de uma casa, foi levado pelo mar, mas o pior foi que a casa também foi “levada” pelo mar.Um pedaço dela continua em solo,mas você pode ver,visivelmente, guarda-roupa,geladeira,fogão e porta-chaves, entre outros móveis que estão no mar, como madeiras e mezanino...

No dia em que fui visitar a Armação, vários curiosos estavam lá, batendo fotos e conversando. Aproveitei o clima e fiz uma pequena entrevista com um morador da região. Confira a entrevista abaixo:

Voodaimainacao:O senhor é morador aqui da região?

Morador: Sim, moro aqui há trinta anos.

Voodaimaginacao:Nesse tempo que o senhor mora aqui, já viu algo parecido?

Morador:Nunca vi nada igual.

Voodaimaginacao:Quando você chegou aqui a praia era diferente?

Morador:A faixa de areia se entendia até o meio do mar(200,300 metros mar adentro).

Voodaimaginacao:Será que poderemos entrar no mar, daqui um tempo?

Morador:Acho que vai demorar um pouco.Há muitas pedras no mar, é muito perigoso dar um mergulho aí.Pra você ter uma noção, aí na frente(da casa que está destruída),há 2 metros de profundidade.Ah, e claro, o mar está puxando.Tem o risco de se afogar....

Algumas fotos na próxima postagem(para a matéria não ficar enorme).

Nenhum comentário:

Postar um comentário