Em 2010 as coisas pioraram. No 1º dia do ano, um deslizamento de terra, atingiu casas e pousadas em Angra dos Reis-Rio de Janeiro.Depois o terremoto no Haiti que deixou o país devastado e no Chile de 8,8 graus na escala Richter.
Em Abril de 2010, os deslizamentos de terras soterraram várias casas que estavam sobre um lixão, no morro do Bumba, Niterói, Rio de Janeiro.
A pergunta é: porque isso está acontecendo e o que nós temos a ver com as mudanças climáticas ao redor do planeta?
A cada dia o homem avança na área médica, tecnológica... Mas dá passos para trás quando desmata, queima, destrói, polui....Fenômenos, eventos meteorológicos que aconteciam pouco, agora acontecem com maior freqüência.
A questão da sustentabilidade, só ganha força quando boas idéias se transformam em grandes ações. Programas educativos para conscientizar, educar e mostrar que juntos podemos fazer um mundo melhor.Pequenas atitudes como:pontos de coleta de lixo devem estar espalhados por toda cidade,como no parque de Coqueiros, onde você acumula pontos e troca por mercadorias feitas de produtos recicláveis.Incentivo ao transporte público eficiente e barato, construção de ciclovias para o incentivo do uso de bicicletas evitando a emissão de gases poluentes, os grandes congestionamentos e benefícios a saúde da população.
A sustentabilidade começa pela educação do povo. A Petrobrás tem sua meta, que pretende evitar a emissão de 21,3 milhões de toneladas de CO2 entre 2007 e 2012.Empresas como esta, com compromisso social e consciência ecológica semeiam mudanças necessárias em todas as empresas do planeta.Como diz o manifesto Amazônia Para Sempre "Enxergamos a floresta como um obstáculo ao progresso, como uma área a ser vencida e conquistada. Mas, é hora de enxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história. Somos todos um povo da floresta".
Fontes: Revista Super Interessante;
Revista Discutindo Geografia;
Artigos do jornal Diário Catarinense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário